S.T.E.A.M

STEAM é a metodologia criada a fim de revolucionar a maneira como a educação é conduzida! Conheça mais sobre a metodologia que tem revolucionado a educação no mundo:

S.T.E.A.M. é uma abreviação em inglês, que para nós cada sigla significa: S de Ciências (Science), T de Tecnologia, E de Engenharia, A de Artes e M de Matemática.

Ela veio com a finalidade de transformar o modelo de ensino tradicional que aborda sempre os mesmos assuntos, valorizando as particularidades de cada aluno e, incentivando o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela mostra que diversão e aprendizagem andam juntos, envolvendo a criançada de maneira impensável na realização dos projetos.

A aplicação dessas 5 áreas do conhecimento, tem provado constantemente que a prática da teoria aumenta muito os níveis de aprendizagem. Com a STEAM, é visto um grande desenvolvimento de habilidades como a comunicação, a colaboração e o Pensamento Criativo, além da aquisição do conhecimento.

A metodologia STEAM utiliza 5 etapas para incentivar a formação das crianças:
  1. Investigar
  2. Descobrir
  3. Conectar
  4. Criar
  5. Refletir

As artes tem um papel importante no desenvolvimento dessas habilidades, cientistas e especialistas na área concordam que os maiores cientistas e engenheiros são também músicos, pintores e poetas. A exemplo disso, podemos citar Leonardo da Vinci! Desenhos animados também já abordam essa metodologia, ensinando as crianças a resolverem problemas do mundo real, ao abordar conceitos de carga, robótica, codificação, engenharia mecânica, etc. como, por exemplo, Blaze and The Monster Machine.

Blaze and The Monster Machine
Blaze and The Monster Machine - desenho que usa a metodologia

Utilizar o conhecimento da metodologia STEAM em nossas turmas de Programação e Robótica tem nos provado o valor que essa metodologia proporciona às crianças que têm acesso. O envolvimento delas, o gosto pelo conhecimento e o brilho no olhar de cada projeto que é planejado e executado é algo realmente incrível. A OrientCode surgiu para disseminar o conhecimento de programação e robótica e se utiliza dessa metodologia para alcançar esses objetivos da maneira mais divertida possível!