Robótica educacional para escolas municipais

Assim como você, acreditamos que a educação é o melhor caminho para nossas crianças trilharem.

Ficamos muito felizes por saber que entidades governamentais tem interesse em saber como o universo da Robótica Educacional pode transformar a vida de seu estado/município!
Somos a OrientCode, escola de Programação e Robótica Educacional e temos como missão democratizar o acesso à esse conteúdo para as escolas públicas do nosso Brasil, atendendo assim às crianças que tem poucas oportunidades de consumir esse tipo de tecnologia.
Atuamos em parceria com o estado a nível Estadual e Municipal para assim, implantar nossa metodologia de ensino e proporcionar às crianças que utilizam o ensino público de ensino, conhecimentos base consideradas competências do futuro:

- Programação
- Robótica
- Eletrônica
- Resolução de problemas complexos
- Pensamento Crítico
- Criatividade
- Liderança e Gestão de Pessoas
- Trabalho em Equipe
- Inteligência Emocional
- Julgamento e tomada de decisões
- Orientação a serviços
- Negociação
- Flexibilidade cognitiva

Estas competências tem se apresentado como essenciais para os profissionais do futuro. Desenvolvemos nossa metodologia baseada em 4 pilares essenciais que são:

- Tecnologia
- Inovação
- Futurismo
- Competências Socioemocionais

Dessa maneira, garantimos que nossos Coder’s tenham espaço no futuro competitivo e dinâmico que já se apresenta na atualidade. Além desse notório desenvolvimento para os alunos, os professores da rede que estiverem inclusos nesse projeto receberão capacitações com todas as informações necessárias para ministrar aulas direcionadas. A educação tradicional como a conhecemos mostra-se desinteressante para crianças que já nasceram com a cultura digital no DNA. Já é real a necessidade d adaptações no sistema de ensino e com a capacitação OrientCode para Professores. Através de nossa metodologia de ensino que tem como base STEAM e BNCC, ele sairá do papel de detentor da informação para participante da jornada da evolução.

Gestores públicos que já estão pesquisando sobre esse tipo de metodologia se mostra compromissado com o futuro não só das crianças ou município, mas com a nação! A educação 4.0 já tem se desenvolvido ao redor do mundo nos grandes centros, esta é a oportunidade de levar a seu município uma educação inovadora e que entrega resultados imediatos a todos envolvidos. O aluno aumenta os níveis de aprendizagem e passa a se interessar mais por um currículo tecnológico e inovador. O professor ganha alunos mais motivados. O órgão envolvido ganha visibilidade a nível nacional por aplicar práticas inovadoras na educação, que é uma das principais bases de desenvolvimento nacional.

Tem o desejo de implementar na educação de seu Estado e/ou Município e fazer parte da Educação 4.0 com a OrientCode? Então clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo para tirar dúvidas e a oportunidade de apresentação de uma proposta.

Objetivo Geral

Implantação da disciplina de Programação e Robótica Educacional na grade curricular ou contraturno nas escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal, por meio da metodologia de ensino e aprendizagem da OrientCode. No qual os alunos autores dos melhores projetos serão preparados e incentivados a participar das principais competições nacionais de robótica.

Objetivo Específico

A OrientCode irá fornecer, a plataforma de conteúdo, a plataforma de gestão escolar da disciplina de robótica e as plataformas e ambientes de desenvolvimento de aplicativos e jogos utilizados em aula.

Implantar a metodologia de ensino de robótica educacional da OrientCode capacitando os professores da escola e preparando-os para trabalhar com as ferramentas oferecidas pela Metodologia e sempre acompanhado por um ou mais profissionais da OrientCode.

Fornecer a Plataforma EAD da OrientCode para os alunos e professores, contendo o material didático, conteúdos em vídeo, exercícios e avaliações, além de uma vasta quantidade de projetos e desafios para professores utilizarem durante as aulas. Tudo isso através de uma metodologia gamificada (sistema de gamificação/pontuação das atividades realizadas pelos alunos e professores).

Co-realizar em parceria com a prefeitura eventos e competições, as olimpíadas de robótica em nível local (própria escola) e municipal (entre escolas do município).

Temas como Robótica, Eletrônica, Programação e Inteligência Emocional estão no auge e os projetos geram muita mídia espontânea e orgânica e os parlamentares responsáveis pelos projetos ganham muita notoriedade por estar trazendo novidades revolucionárias para seus estados e municípios.

Como a metodologia OrientCode trabalha com um forte engajamento com os pais, que inclusive influencia na nota dos alunos, isso potencializa o ganho político, que chega nas famílias que por sua vez nunca esquecerão quem está a frente dessa jornada de inovação e transformação da educação naquela região.

Para um parlamentar ser responsável por trazer tecnologia e inovação para dentro das tão desgastadas escolas públicas é um ato de heroísmo, coragem e compromisso com a transformação por meio da educação.

Educação sempre foi um dos três pilares das grandes necessidades do Brasil (Educação, saúde e segurança) e buscar trazer a inovação, tecnologia de primeiro mundo significa garantir para os estudantes de escola pública a certeza que eles terão espaço no mundo onde as revoluções tecnológicas acontecem em uma velocidade sem precedentes.

As atividades de geração de conteúdo (vídeos, documentários, curtas metragens, canais no youtube, redes sociais) feitas pelos próprios alunos vão levar o projeto a um grande número de pessoas por meio das redes sociais e isso gera mídia espontânea nas maiores emissoras de Tv e Radio além de blogs e jornais escritos, que com certeza vão apresentar o autor dos projetos, quem está a frente buscando recursos para possibilitar projetos tão inovadores.



Em tempos de revolução tecnológica, a sociedade vive uma mudança de paradigma que se acentua com o passar das gerações. Surge a necessidade de utilizar novos recursos tecnológicos com o intuito de aprimorar o processo de aprendizagem baseado no modelo tradicional de ensino. As novas demandas do ensino e aprendizagem, vivenciadas pelo construtivismo, é conduzida pela velocidade das descobertas e informações existentes em diversas áreas do conhecimento. É neste conjunto de questões que se percebe a contribuição da robótica educacional: uma experiência interdisciplinar de aprendizagem no ensino fundamental.

O QUE É ROBÓTICA EDUCACIONAL?

É uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs seguindo o passo a passo, é um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito à diferentes opiniões. Resultando em excelentes projetos de inclusão social dentro das escolas. A robótica proporciona ao aluno uma independência do que está fazendo, sendo assim capaz de construir os seus próprios projetos através do conhecimento adquirido nas aulas:

  • PROGRAMAÇÃO;
  • EMPREENDEDORISMO;
  • INOVAÇÃO;
  • COOPERAÇÃO.


  • A escola espera que a Robótica seja um diferencial educacional que vai ajudar o aluno em seu desempenho e interesse escolar, por consequência evitando a evasão de alunos. A robótica aumenta o rendimento, fixação dos conceitos aprendidos em sala de aula de forma divertida e descontraída.

    Proporciona uma maior independência, responsabilidade, autonomia e senso crítico, tornando o aluno um indivíduo preparado para os novos desafios do mundo atual. As aulas são participativas, criativas e desafiadoras, instiga o aluno a questionar, pensar e procurar soluções. A teoria passa a ser vista na prática e o aluno começa a interagir com a realidade.

    No decorrer do ano os projetos são a principal forma da escola mostrar aos pais os resultados práticos do que a Robótica Educacional proporcionou aos seus filhos e coroando o investimento do município e da escola neste projeto.

    QUAIS OS DIFERENCIAIS DA ORIENTCODE NO ENSINO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL?

  • Metodologia que se adequa ao modelo curricular e extracurricular, inovadora e de baixo custo.
  • Implantação de metodologia que une robótica e inteligência emocional.
  • Fornecimento da plataforma de conteúdo e gestão escolar (EAD) e gerenciamento de escolas.
  • Robusta plataforma EAD com conteúdo exclusivo para professores, alunos e os pais.
  • Atividades para os pais com a finalidades de conectá-los ao mundo tecnológico e acelerado que os filhos vivem.
  • Utilizar a metodologia STEAM - utilizada em países como EUA e Reino Unido. Se trata de um método que busca integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
  • Realização de eventos e palestras.


  • O STEAM é uma metodologia que reúne conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desaos do futuro.

    O processo de STEAM tem cinco etapas básicas, que relatamos a seguir:

  • Investigar
  • Descobrir
  • Conectar
  • Criar
  • Refletir
  • Com o STEAM, alunos experimentam e vivenciam o pensamento cientíco de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.

    A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:

  • Protagonismo, Perseverança, Curiosidade.
  • Pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Gestão de tempo e projetos.
  • Criatividade, imaginação e inovação.
  • Comunicação e colaboração.
  • Flexibilidade e adaptabilidade.
  • Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.

    O Orient Fundamental I é o programa educacional voltado ao ensino fundamental I que tem como objetivo proporcionar experiências marcantes que possam servir em todas as etapas do conhecimento que terão até a fase adulta. Aqui estamos focados em orientá-los para uma educação tecnológica, buscando desenvolver o pensamento computacional, maker, lógico e inovador que são necessários para se destacar e dominar esse mundo cada vez mais avançado. A cada módulo os alunos são expostos a desafios que requer uma série de habilidades que estarão sendo desenvolvidas ao longo do módulo. A presença constante das atividades da plataforma de inteligência emocional em consonância com as atividades de mão na massa faz com que eles aprendam fazendo e acima de tudo fazendo com autonomia construindo sempre seus próprios projetos.

    O Orient Fundamental II é o programa educacional voltado ao ensino fundamental II que tem como objetivo: Dar continuidade ao aprendizado adquirido no fundamental I ampliando a quantidade de habilidades desenvolvidas, apresentando situações problemas mais complexos e fomentando o empreendedorismo por meio de simulação de atividades como criação de startups entre outras. Aqui o mão na massa é também muito focado nas competições de robóticas como a OBR(Olimpíada brasileira de Robótica).