Nossa Metodologia

Objetivo Geral

Implantação da disciplina de Programação e Robótica Educacional na grade curricular ou contraturno nas escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal, por meio da metodologia de ensino e aprendizagem da OrientCode. No qual os alunos autores dos melhores projetos serão preparados e incentivados a participar das principais competições nacionais de robótica.

Objetivo Específico

A OrientCode irá fornecer, a plataforma de conteúdo, a plataforma de gestão escolar da disciplina de robótica e as plataformas e ambientes de desenvolvimento de aplicativos e jogos utilizados em aula.

Implantar a metodologia de ensino de robótica educacional da OrientCode capacitando os professores da escola e preparando-os para trabalhar com as ferramentas oferecidas pela Metodologia e sempre acompanhado por um ou mais profissionais da OrientCode.

Fornecer a Plataforma EAD da OrientCode para os alunos e professores, contendo o material didático, conteúdos em vídeo, exercícios e avaliações, além de uma vasta quantidade de projetos e desafios para professores utilizarem durante as aulas. Tudo isso através de uma metodologia gamificada (sistema de gamificação/pontuação das atividades realizadas pelos alunos e professores).

Co-realizar em parceria com a prefeitura eventos e competições, as olimpíadas de robótica em nível local (própria escola) e municipal (entre escolas do município).

A metodologia OrientCode foi construída e desenvolvida baseada em 4 pilares é totalmente focada em Tecnologia, Inovação, Futurismo e Competências Socioemocionais com o objetivo de potencializar a aprendizagem e preparar os alunos para desenvolver habilidades e competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21, tornando-os protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades, para enfrentar um futuro que se prevê muito avançado e competitivo.

A metodologia da OrientCode é planejada para atender o ensino infantil, o ensino fundamental I, o ensino fundamental II e o Ensino médio. As tecnologias e soluções utilizada em cada um desses ciclos foram pedagogicamente pensadas para proporcionar aos alunos tudo o que já é oferecido em países como Estados Unidos, China, Inglaterra entre outros.

A metodologia está dividida (Estruturada) em dois eixos: Code e Orient. No infográfico abaixo, entenda a ligação entre eles e como essa integração (Convergência) vai contribuir para sua evolução não somente das habilidades cognitivas, mas também do aprendizado signicativo e (das competências) socioemocionais preparando-o para os desafios da vida.

Essa é a maneira que impactamos nossos Coder’s! No dia-a-dia, os Coder’s tem acesso à Metodologia STEAM. Essa é uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos, onde primeiro se aprender como fazer, quais funcionalidades do que se está aprendendo, criação do projeto e durante todas essas etapas, o estudo teórico está sendo feito de uma maneira fragmentada, leve, cheia de brincadeiras e desafios. Tudo como o fazemos está descrito na diretriz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é a maneira com a qual a educação evoluirá nos próximos anos. Assim como a educação e tecnologia transformam a vida de nossas crianças, trazemos um conhecimento de sustentabilidade na grande maioria dos projetos que realizamos. Utilizamos papelão para estruturar os robôs e projetinhos feitos como também buscamos aplicar a Metareciclagem como solução. A OrientCode está de olho no futuro, mas ele é construído a partir de agora!

Então, qual é o segredo do sucesso? Primeiro de tudo, é sua amizade – tanto para você tanto para seu público-alvo. É muito importante para nós que o usuário poderia compreender corretamente a mensagem que seu projeto está tentando dizer a ele ou ela. Mas, correta, dando a informação é apenas metade do sucesso.

O Infográfico abaixo, exibe os conteúdos que serão estudados e vivenciados durante toda a trajetória do aluno em nossa metodologia.


O projeto será iniciado através de reuniões com a equipe pedagógica da secretaria de educação, onde serão discutidos como a disciplina de robótica será incluída na grade das escolas.

Após essas atividades vamos iniciar a capacitação dos professores e de todas as pessoas que estarão envolvidas direto e indiretamente no projeto.

Em paralelo estaremos junto com a equipe pedagógica auxiliando na montagem no laboratório de informática, dando apoio e assessorando no que for necessário para criar o ambiente adequado para iniciar as atividades da disciplina junto com os alunos.

Os professores que trabalharem com a metodologia OrientCode serão constantemente impulsionados a fazer a diferença.

Serão motivados a superar metas e desafios com os alunos.

Terão suporte constante do consultor/coordenador da OrientCode sempre que necessário.

Receberão treinamentos e capacitações constantes sendo online e presenciais.

O STEAM é uma metodologia que reúne conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. É considerada uma metodologia integrada e baseada em projetos, que tem o objetivo de formar pessoas com diversos conhecimentos, desenvolver valores juntamente com os conteúdos abordados e preparar alunos e cidadãos para os desaos do futuro.

O processo de STEAM tem cinco etapas básicas, que relatamos a seguir:

  • Investigar
  • Descobrir
  • Conectar
  • Criar
  • Refletir
  • Com o STEAM, alunos experimentam e vivenciam o pensamento cientíco de maneira interpretativa e reflexiva, seja por meio de brincadeiras na Educação Infantil ou em projetos interdisciplinares para turmas mais avançadas.

    A metodologia STEAM tem foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como:

  • Protagonismo, Perseverança, Curiosidade.
  • Pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Gestão de tempo e projetos.
  • Criatividade, imaginação e inovação.
  • Comunicação e colaboração.
  • Flexibilidade e adaptabilidade.
  • Em projetos de STEAM, os alunos começam a desenvolver essas habilidades de forma mais interativa e autônoma. Constroem, fazem protótipos, criam, solucionam problemas e interpretam suas próprias criações.



    O Orient Fundamental I é o programa educacional voltado ao ensino fundamental I que tem como objetivo proporcionar experiências marcantes que possam servir em todas as etapas do conhecimento que terão até a fase adulta. Aqui estamos focados em orientá-los para uma educação tecnológica, buscando desenvolver o pensamento computacional, maker, lógico e inovador que são necessários para se destacar e dominar esse mundo cada vez mais avançado. A cada módulo os alunos são expostos a desafios que requer uma série de habilidades que estarão sendo desenvolvidas ao longo do módulo. A presença constante das atividades da plataforma de inteligência emocional em consonância com as atividades de mão na massa faz com que eles aprendam fazendo e acima de tudo fazendo com autonomia construindo sempre seus próprios projetos.

    O Orient Fundamental II é o programa educacional voltado ao ensino fundamental II que tem como objetivo: Dar continuidade ao aprendizado adquirido no fundamental I ampliando a quantidade de habilidades desenvolvidas, apresentando situações problemas mais complexos e fomentando o empreendedorismo por meio de simulação de atividades como criação de startups entre outras. Aqui o mão na massa é também muito focado nas competições de robóticas como a OBR(Olimpíada brasileira de Robótica).