Ciência metodologia STEAM

Aristóteles define a Ciência como um conhecimento demonstrativo, capaz de ser expressado através de demonstrações, análises e experimentos levando em consideração todas as hipóteses sobre determinado assunto.

Ciência significa conhecimento e busca compreender verdades ou leis naturais, a fim de explicar o funcionamento das coisas.

Quero já quebrar o conceito prévio de cientista, que é aquele cara de jaleco, cabelos bagunçados, meio biruta da cabeça falando uma linguagem técnica que ninguém entende. Todos nós somos cientistas! Talvez alguns não saibam, mas essa é uma verdade. Todos nós possuímos capacidade de fazer análises, observações e experimentos. Difundir o pensamento científico na mente de crianças e jovens faz aparecer os mais diversos protótipos e projetinhos, alinhadas às outras 4 letras, esse mix imbatível leva cada um desses para longe.

Na metodologia STEAM a ciências vem logo como primeira palavra representada no meio dessas 5 letras, pois é primórdio de tudo isso.

Em tempos de mudança, a educação tem de acompanhar esse desenvolvimento, e a metodologia STEAM atualmente é nossa bandeira de causa. A metodologia é o carro (ou a engenhoca que uma pessoa que estudou STEAM vai inventar em algum momento da história) do futuro que vai levar as crianças de hoje, para um futuro cheio de inovações tecnológicas cada vez mais desenvolvidas.

Ciência
Ensino da ciência por meio da robótica

Por meio da robótica, a ciência flui como algo natural para o entendimento de projetos propostos para as crianças, tornando-a menos abstratas. Ela permite que os pequenos, através de demonstrações práticas, aprendam os conceitos que são ensinados no ensino regular e possam ver o mundo ao redor de uma maneira diferente, propondo soluções que abordem os conceitos aprendidos para resolver problemas mais complexos.

O século XXI vai passar voando de acordo com as previsões de desenvolvimento humano/tecnológico em comparação à todas as eras anteriores da humanidade. Você papai, mamãe ou até mesmo futuros papais e mamães, anotem em suas agendas: a metodologia STEAM vai abrir um incrível portal para um futuro bem presente!