Technology metodologia STEAM

A Tecnologia envolve um conjunto de técnicas para a resolução de problemas. É um produto da ciência e da engenharia que visa a aplicação prática do conhecimento.

Ela é resultado do desenvolvimento tecnológico que o ser humano conseguiu alcançar, sendo muito importante no contexto da inovação.

Motivar, colaborar, construir e reconstruir, essas 4 palavras possuem grande valor no contexto tecnológico e contribuem em vários aspectos no dia a dia. O uso dos jogos eletrônicos tem tido grande influência para o desenvolvimento das crianças. Um exemplo, é o History Blocks projeto da Microsoft em parceria com a Unesco, o Minecraft foi usado nesse projeto para colaborar na reconstrução de monumentos destruidos pelas guerras no Oriente Médio.

Tecnologia
Templo de Bel no Oriente Médio reconstruído pelo projeto History Blocks

De forma educativa, ele estimula que as crianças usem os blocos virtuais para construir novas paisagens, permitindo que elas exercitem habilidades de lógica, abstração, localização espacial e matemática. Além de aprender um pouco sobre a cultura e as histórias por trás daqueles monumentos, e conceitos como destruição cultural e opressão ideológica.

Vemos que o STEAM se faz presente ao utilizar tecnicas para resolução de problemas (T), as aplicações de conhecimentos científicos com o intuito de inventar, descobrir e criar (E), a imaginação colocada em prática (A), abstrações, matemática e suas relações (M), e o conhecimento que direciona praticamente tudo (S). Acreditamos que o desenvolvimento de tecnologias precisam continuar, que todo o trabalho de inovação tem um começo e, por isso, a metodologia STEAM se encaixa tão bem com o nosso jeito de pensar.

A tecnologia aliada às outras 4 áreas tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo da criança que tem acesso. Ter como base as ciências, aplicar tecnologia à engenharia, utilizar matemática como ferramenta e as artes, como forma criativa de juntar esse todo em um só e desenvolver ainda mais a criatividade, é a maneira que enxergamos a educação do futuro.

A inovação tem de começar agora, para que o futuro seja presenteado com o que as mentes brilhantes dessas crianças tem de melhor a proporcionar. Nesse contexto tecnológico a robótica e a programação fazem toda diferença, proporcionando mais ferramentas para dar vida aos projetos incríveis feitos por essa galerinha do ensino básico.