MetaReciclagem

A Metareciclagem é um novo meio de reciclagem onde o mais importante não é o material, mas a reciclagem da tecnologia presente em objetos tecnológicos, desconstruindo a tecnologia para a transformação de novas tecnologias.

O principal objetivo da metareciclagem é reduzir o impacto ambiental causado pelo acúmulo do lixo eletrônico, promovendo a inclusão digital e a qualificação profissional de jovens por meio de cursos. O lixo eletrônico é visto pela ótica educacional como a transformação, tanto de aparelhos sem uso que, por sua vez, estariam poluindo o meio ambiente, quanto da tecnologia presente neles que podem alcançar maior durabilidade e até formas diferentes de utilização.

Desse modo, o lixo eletrônico quando enviado para locais adequados, pode se tornar um meio importante para a inclusão e participação de comunidades carentes, proporcionado a emancipação da tecnologia com a finalidade de promover a transformação social.

Metareciclagem
Robótica Educacional e Metareciclagem

Por meio da robótica educacional, é possível realizar projetos utilizando o lixo eletrônico desenvolvendo pesquisas para buscar novas formas de metareciclagem, a fim de diminuir o impacto causado pelo lixo e incentivar a cultura maker à inclusão digital, ajudando o meio ambiente.