Arts metodologia STEAM

Artes não diz respeito apenas a história da arte ou ao ensino de técnicas e práticas artísticas. A arte é uma forma de como pensar, entender, é um modo de estar no mundo, conviver em sociedade, se expressar, conviver com as diferenças e conhecer novas culturas.

É a imaginação colocada em prática, é o diferencial que talvez algumas outras áreas não ofereçam.

É a possibilidade do desenvolvimento de uma educação que auxilia a criança a respeitar e conviver com posicionamentos diferentes. É auxilio no processo de escolhas e de tomadas de decisões.

Não se tem notícia de qualquer cultura que não tenha deixado registrado as suas manifestações artísticas e não tenha feito um grande esforço para que suas artes passassem de geração a geração até chegar aos dias atuais. Uma pessoa que teve acesso a atividades artísticas na infância encontra mais facilidade em muitas áreas na vida adulta.

STEAM energiza os estudantes e os incentiva fortemente a Investigar, Descobrir, Conectar, Criar e Refletir. Se formos olhar essas cinco habilidades que formam o principal mantra do STEAM, elas também são consideradas grande habilidades indispensáveis para esse futuro tecnológico que já chegou.

Usando o papelão como ferramenta de materialização de STEAM o estudante tem a oportunidade de praticar modelagem e ir dando forma aos seus projetos.


Desc Imagem



Luminária Inteligente

Na imagem acima vemos uma luminária inteligente. De forma bem harmônica a arte deixa o circuito eletrônica de uma forma agradável de se ver.

Um aluno que tem acesso a essa metodologia na fase inicial de sua vida acadêmica provavelmente encontrará facilidade para criar coisas, inovas outras já existentes, dar formas a projetos inicialmente sem graça e sem alma. Podemos afirmar que STEAM é uma esperança de um mundo mais bonito e altamente tecnológico.