As 10 Competências Gerais

Como referência para o desenvolvimento do currículo escolar de todas as escolas do país, a BNCC foi elaborada estabelecendo como pilares 10 competências gerais que vão direcionar os trabalhos das escolas e professores em todos os anos e componentes curriculares.

Segundo a BNCC, competências são a mobilização de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Essa definição mostra a necessidade dos alunos conseguirem utilizar o conhecimento que adquirem para darem conta do seu dia a dia, mas sempre respeitando princípios universais, como a ética, os direitos humanos, a justiça social e a sustentabilidade ambiental.

Ela também mostra que as escolas devem promover não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o social, o físico, o emocional e o cultural, entendidos como dimensões essenciais para a perspectiva de uma educação integral. Isso as diferencia das habilidades, que são mais focadas no desenvolvimento cognitivo.

Essas competências devem no decorrer de toda educação básica. O aprendizado deve ser gradual e contínuo de modo que o aluno consiga desenvolver todas as competências. Os professores devem avaliar os aspectos de suas disciplinas que contribuem para o desenvolvimento das 10 competências e incluí-las com clareza nas aulas.

Para ensinar as competências a ideia é articular a sua aprendizagem à de outras habilidades relacionadas às áreas do conhecimento. No entanto, o desafio é complexo devido ao impacto tanto nos currículos, quanto nos processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores e avaliação.

A seguir, abordaremos as 10 competências gerais:

1-Conhecimento: Trata do aluno ativo, que reconhece a importância da aprendizagem e reflete sobre como ocorre a construção do conhecimento.

Para desenvolver com os alunos: avaliação da pertinência e da confiabilidade de fontes de informação e demonstração de autonomia para aprender.

2-Pensamento Científico, Crítico e Criativo: Fala do desenvolvimento do raciocínio e questionamento, da análise crítica e da busca por soluções criativas e inovadoras.

Para desenvolver com os alunos: exploração de ideias, criação de processos de investigação para solucionar problemas, formulação de perguntas e interpretação de dados.

3-Repertório Cultural: Propõe conhecimento, compreensão reconhecimento da importância das diversas manifestações artísticas e culturais, e capacidade de se expressar por meio das artes.

Para desenvolver com os alunos: o senso de identidade individual e cultural, respeito e curiosidade com outras visões de mundo.

4-Cultura Digital: Reconhece o domínio do universo digital com uso qualificado e ético das diversas ferramentas.

Para desenvolver com os alunos: o entendimento sobre o impacto da tecnologia na vida, as ferramentas digitais e a produção multimídia.

5-Comunicação: Crianças e jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas.

Para desenvolver com os alunos: a escuta, a discussão e o multiletramento.

6-Trabalho e Projeto de Vida: Capacidade de gerir a própria vida e estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação e esforço projetos presentes e futuros.

Para desenvolver com os alunos: compreensão sobre o mundo do trabalho, lidar com o estresse, a frustração e a adversidade e a capacidade de autoavaliação.

7-Argumentação: Destaca a capacidade de construir argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada para debater com respeito às colocações dos outros.

Para desenvolver com os alunos: conhecimento sobre causas globais, afirmação argumentativa e a capacidade de fazer inferências e defender posições.

8-Autoconhecimento e Autocuidado: Trata de ser capaz de identificar os pontos fortes e fragilidades de si mesmo, lidar com emoções e manter a saúde física e emocional.

Para desenvolver com os alunos: reconhecimento de emoções e sentimentos, autoconfiança, autoestima e cuidados com a saúde e desenvolvimento físico.

9-Empatia e Cooperação: Fala da necessidade de compreender, ser solidário, dialogar e colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural.

Para desenvolver com os alunos: valorização da diversidade, compreensão da emoção e o ponto de vista dos outros, diálogo e mediação de conflitos.

10-Responsabilidade e Cidadania: Estabelece que crianças e jovens podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável.

Para desenvolver com os alunos: ponderação de consequências sobre as próprias ações, processo de tomada de decisões, postura ética, participação social e liderança.

As Competências não devem ter uma aula ou disciplina específica no currículo. Devem ser articuladas durante a aprendizagem de outras habilidades.